Pedir cotação Tracking
{{menu.titulo}} EN
NOTÍCIAS

08/01/2026

Sistema aduaneiro impacta a operação de contentores em Portugal

O SiMTeM (Sistema Integrado dos Meios de Transportes e Mercadorias) foi implementado para a via aérea no dia 21 de novembro de 2025, e na via marítima a 5 de dezembro de 2025.

Desde a entrada em produção do SiMTeM, têm sido reportados erros e atrasos na tramitação aduaneira e na libertação de contentores, com impactos na cadeia logística e na operação dos principais terminais de contentores nacionais. Na última semana de 2025, a APAT comunicou publicamente que a situação provocou grave constrangimento logístico, com limitações à receção de contentores para embarque nos terminais de Leixões e Lisboa, devido ao congestionamento na saída de contentores à importação.

Para além do impacto operacional, estes atrasos podem traduzir-se em custos adicionais ao longo da cadeia logística, nomeadamente por extensão dos prazos de permanência do contentor em terminal (demurrage, cobrados pelas companhias marítimas), bem como de custos de estacionamento (incorridos diretamente pelos terminais). A Euroatla está a acompanhar o tema e a atuar na monitorização diária de entradas/saídas e tempos de permanência em terminal, na interação com armadores para mitigação de impacto, e na comunicação proativa com clientes. 

Recomendações práticas a importadores/exportadores:

  • Confirmar documentação e instruções aduaneiras com a máxima antecedência para evitar alterações;
  • Aumentar a flexibilidade (por exemplo, janelas alternativas de entrega/levantamento), sobretudo em períodos de maior pressão operacional.

Para esclarecimentos e acompanhamento de transportes em curso, contacte a sua equipa habitual da Euroatla.